Tuesday, Apr 23rd

Last update12:10:05

Facebook

Projeto Eleitor do Futuro

PROJETO ELEITOR DO FUTURO – Aprendendo a ser cidadão

Os alunos desta escola estão participando do Projeto "Eleitor do Futuro" que visa a estimular a participação cidadã de crianças e adolescentes no processo eleitoral, promovendo o envolvimento dos alunos com atividades educativas sobre democracia, cidadania e exercício de direitos voltadas ao desenvolvimento de uma espécie de laboratório do exercício do voto.

Apresentação do Projeto

O projeto Eleitor do Futuro foi idealizado pelo Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira, e implementado por alguns estados da federação. A Justiça Eleitoral, representada pela Escola Judiciária Eleitoral – EJE, e o Fundo das Nações Unidas para a Infância - UNICEF implantaram o projeto Eleitor do Futuro com a missão de ampliar, informar e mobilizar o contingente de jovens eleitores do estado ao exercício livre e consciente do direito de votar, com o grande desafio de contribuir na preparação desses jovens, que num futuro próximo, assumirão e decidirão os rumos dos municípios, estados e nação.

Este projeto tem como objetivo geral:

  • Promover a educação política, estimulando os adolescentes ao exercício da cidadania e do voto consciente;

E, objetivos específicos:

  • Informar acerca da importância, finalidade e conseqüências do exercício do voto, como processo de tomada de decisão;
  • Estimular o envolvimento dos jovens nas diferentes esferas de organização social, incentivando-os a participar dos organismos escolares de representação estudantil.

Entre os dias 17 e 24 de agosto, houve quatro palestras e duas oficinas, ministradas por agentes do TRE-RJ com a participação de 176 alunos dos ensinos médio e fundamental.

Os alunos, bastante empolgados, já estão se mobilizando para a criação de um Grêmio Estudantil  para a escola.

Você está aqui: Projetos Educacionais Projeto Eleitor do Futuro